ENCONTRO REGIONAL DE ADOÇÃO - JACAREÍ

 

O GAARefugio marcou presença no IV Ciclo de Palestras em Jacarei.
Dr.Antonio Carlos Malheiros, desembargador do TJSP, Dr. Sávio Bittencourt, Procurador de Justiça do MPRJ e Dra.Barbara Toledo, fundadora do Quintal de Ana de Niterói, abrilhantaram o Encontro , com reflexões sobre: " Como garantir o direito à familia?"
A temática da Adoção permeia, hoje, todos os cantos de nosso Estado.
Feliz por fazermos parte dessa realidade!

 

separador.png

III ENCONTRO NACIONAL DE COORDENADORES - BRASÍLIA

 

O III Encontro Nacional de Coordenadores, realizado em Brasília de 22 à 24 de Setembro , foi um sucesso!
Momentos de troca, de novas experiências, novas práticas, ternura, aconchego, renovação e muito amor.
Voltamos renovados para continuar a luta pelo direito de crianças e adolescentes viverem em família.
Foram 28 Grupos presentes e cerca de 100 pessoas se comprometendo com esse ideal!
Nos despedimos aguardando o reencontro!

 

separador.png

XIV ENCONTRO ESTADUAL DE GRUPOS DE APOIO Á ADOÇÃO

 

GaaRefúgio marcando presença no Encontro Estadual de Grupos de Apoio à Adoção em Indaiatuba, nos dias 08 e 09/09.

separador.png

ENAPA - FORTALEZA 25 A 27 DE 2017


O  GAARefúgio se fez presente no XXII ENAPA em  Fortaleza-CE.
Foram momentos  de muita troca, enriquecimento, aprendizado e além de tudo a oportunidade de revermos amigos antigos e fazer novas amizades.
Falou-se muito em  BUSCA ATIVA, uma prática que a ANGAAD promove e alguns Grupos  já realizam,  com resultados positivos. Este procedimento trata de dar visibilidade às crianças maiores e adolescentes,  através das mídias sociais, para que encontrem suas famílias mais rapidamente.
Outro assunto bem interessante foi o  compartilhar experiências com FAMILIAS ACOLHEDORAS. Esta prática, realizada por alguns Grupos, chega a extinguir as Instituições  de longa permanência, viabilizando que crianças maiores e adolescentes aguardem seu retorno à família biológica ou sejam encaminhadas para adoção, dentro dessas famílias. Este procedimento recebe algumas críticas, alegando que as crianças sofrerão rupturas quando tiverem que partir com  destino a seus futuros. Mas a vida é assim: cheia de perdas e ganhos. E no final, é fácil deduzir que mais grave do que rupturas que deixaram boas lembranças, é chegar se aos 18 anos e nunca ter tido a experiência de acordar, sentar se ao redor de uma mesa, com  um bom café da manhã, tendo a presença  das figuras de um pai e uma mãe ou de qualquer outra composição familiar.
Enfim, nos despedimos com o grande desejo de nos rever no XXIII ENAPA em Bonito-MS. O pessoal que veio de lá é tão entusiasmado, trouxe tanta alegria ao Encontro, que já podemos imaginar a  festa que será por lá. Afinal,  vieram até com o slogam pronto: “ ADOTAR É MAIS QUE BONITO!”
 

separador.png

DIA NACIONAL DA ADOÇÃO 25.05.2017

O Dia Nacional da Adoção foi eleito pelos militantes dessa causa, em Rio Claro, no ano de 1996, por ocasião do I Encontro Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção.
Mas só em 9 de Maio de 2002, foi sancionada a lei de no. 10.447, dando inicio , oficialmente, o DIA NACIONAL DA ADOÇÃO.
Desde então, a data é comemorada em todo o pais, pelos Grupos de Apoio à Adoção e simpatizantes com palestras, eventos, caminhadas e diferentes comemorações, objetivando refletir e celebrar a adoção de crianças e adolescentes.
Neste ano o GAARefúgio comemorou a data com um “Encontro de Adoção! No dia 20 de maio e participou da Caminhada de Adoção, na av. Paulista em SP, com cerca de 160 pessoas de outros Grupos de São Paulo, Grande São Paulo e outros.
Comemore conosco esta importante data de 25 de Maio, DIA NACIONAL DA ADOÇÃO!
Divulgue a ideia, compartilhe o GAARefúgio, vibre com esta conquista e...se possível adote!