O  GAAREFUGIO se fez presente no XXII ENAPA em  Fortaleza-CE.

O  GAARefúgio se fez presente no XXII ENAPA em  Fortaleza-CE.

Foram momentos  de muita troca, enriquecimento, aprendizado e além de tudo a oportunidade de revermos amigos antigos e fazer novas amizades.

Falou-se muito em  BUSCA ATIVA, uma prática que a ANGAAD promove e alguns Grupos  já realizam,  com resultados positivos. Este procedimento trata de dar visibilidade às crianças maiores e adolescentes,  através das mídias sociais, para que encontrem suas famílias mais rapidamente.

Outro assunto bem interessante foi o  compartilhar experiências com FAMILIAS ACOLHEDORAS. Esta prática, realizada por alguns Grupos, chega a extinguir as Instituições  de longa permanência, viabilizando que crianças maiores e adolescentes aguardem seu retorno à família biológica ou sejam encaminhadas para adoção, dentro dessas famílias. Este procedimento recebe algumas críticas, alegando que as crianças sofrerão rupturas quando tiverem que partir com  destino a seus futuros. Mas a vida é assim: cheia de perdas e ganhos. E no final, é fácil deduzir que mais grave do que rupturas que deixaram boas lembranças, é chegar se aos 18 anos e nunca ter tido a experiência de acordar, sentar se ao redor de uma mesa, com  um bom café da manhã, tendo a presença  das figuras de um pai e uma mãe ou de qualquer outra composição familiar.

Enfim, nos despedimos com o grande desejo de nos rever no XXIII ENAPA em Bonito-MS. O pessoal que veio de lá é tão entusiasmado, trouxe tanta alegria ao Encontro, que já podemos imaginar a  festa que será por lá. Afinal,  vieram até com o slogam pronto: “ ADOTAR É MAIS QUE BONITO!”